sexta-feira, 28 de maio de 2010

Outros objetos de aprendizagem...

Mais uma postagem do outro blog:

"Novamente nas minhas navegações, encontrei material sobre os quais vale a pena postar comentários. 

Tecnologia ou metodologia?
http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4

O vídeo foi produzido pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC e levanta uma questão útil a atuação na sala de aula: "De que serve a tecnologia se o método se mantém?"

O foco aqui é o contato do professor com novas tecnologias e como ele deve ser trabalhado. Acredito que ainda temos que andar um monte, pois mesmo com material à disposição o professor em geral não sabe usá-lo criativamente.



Bulletin Board - Think Before you Post
http://adcouncil.wmod.llnwd.net/a540/o1/adcouncil/tv/online_sexual_exploitation/ose_bulletinboard.wmv

Produzido pelo The National Center for Missing & Exploited Children (desde 1984 trata de denúncias de crimes contra as crianças) aborda de um tema muito importante: posts feitos por adolescentes, com informações pessoais que facilitam o aliciamento e facilitam crimes sexuais. Apesar de ser estar em inglês, não há necessidade de som, o vídeo fala por si.

Aproveito para indicar o site que hospeda também outros vídeos, áudios e impressos sobre o mesmo assunto e do mesmo produtor - http://tcs.cybertipline.com/videos.htm. Entendo que o material é muitíssimo importante para ser discutido em sala de aula, seja de jovens ou adultos! 

ID The Creep
http://www.idthecreep.com/

Também produzido pelo The National Center for Missing & Exploited Children. É um jogo cujo foco é identificar postagens típicas de aliciadores de menores que insistem em pedir informações pessoais online via chat, e-mail ou IM (instant message). É voltado para adolescentes, com instruções bem claras e objetivas e de jogabilidade intuitiva. As imagens são alegres, de acordo com a faixa etária, e logo no início é possível escolher a imagem do jogador.

Entretanto, pontuo aspectos negativos:
* falta a imagem do jogador masculino (crimes online não tem como foco apenas meninas). Em contrapartida achei legal não ter o padrão da menina loira amplamente divulgado pela mídia!
* não tem como voltar a tela.

Enfim, o material é excelente e divertido. Pena não estar em português, mas tem versão em espanhol!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!