sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

A mágica do Stop Motion

Durante os tempos de sala de aula, experimentei desenvolver atividades relacionadas a animações em stop motion com as turmas. 

É um desafio interessante, mas super válido para que as crianças entendam um pouquinho do quão complexo e divertido é o mundo do cinema. É uma forma de aproximá-los dos processos de criação e dos profissionais envolvidos.

Para os marinheiros de primeira viagem, vale a apresentação, orientações e dicas sobre o assunto que tanto fascina!

Stop motion é uma técnica de animação quadro a quadro, na qual se utiliza máquina de filmar, máquina fotográfica ou computador. 

No processo de criação são utilizados modelos reais de diversos materiais como recortes de papel, sobras de material eletrônico, peças velhas de automóveis, bonecos, arames, objetos em geral, sendo a massa de modelar (massinha) um dos materiais mais comuns.

O material utilizado para a criação dos stop motions cinematográficos tem que ser resistente e maleável para durar os muitos meses de produção. Um filme regular com 24 quadros, imagens ou frames por segundo leva mais de um ano para ser produzido.

Esses modelos, que pode ser ou não um objeto inanimado, são movimentados e fotografados sequencialmente quadro a quadro para que seu movimento seja simulado. Como muitas fotos são tiradas para expressar um único segundo, a câmera é fixada num ponto muito bem definido e o modelo sofre leves alterações para dar a ilusão de movimento. 

Como são necessários muitos meses de trabalho, vários modelos contêm sistemas de juntas mecânicas, com mecanismos de articulação complexos para facilitar os mínimos movimentos.

Depois dos quadros fotografados, as imagens são montadas em uma película cinematográfica ou em uma sequência digital, criando a ilusão de movimento, para então serem acrescentados efeitos sonoros como fala ou música.

Em termos científicos, a ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana. Quando a retina dos seus olhos está excitada pela luz ela envia impulsos para o cérebro, que por sua vez são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo depois da luz ser removida. Isso continua por alguma fração de segundos até as células da retina voltarem ao normal. Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina e estes impulsos permanecem como uma imagem vinda da fonte luminosa, caracterizando assim o fenômeno da Persistência Retiniana. É nesse intervalo de permanência da imagem que, se nós sobrepusermos uma nova figura, tem-se a ilusão de movimento.

Há vários filmes conhecidos feitos com a técnica de stop motion: “A festa do monstro maluco” (1967), “O estranho mundo de Jack” (1993), “A fuga das galinhas” (2000), “A noiva cadáver” (2005), “Wallace e Gromit – a batalha dos vegetais” (2005), “Coraline e o mundo secreto” (2009), “Mary e Max” (2009) e “O fantástico Sr. Raposo” (2009). E também há filmes que misturam stop motion e live action – “James e o pêssego gigante” (1996) é um deles. No mundo há menos de duas centenas de filmes produzidos em stop motion.

Em 2013, a produtora brasileira Animaking, em parceria com uma produtora canadense, criou um longa metragem utilizando a técnica stop motion chamado “Minhocas”, o primeiro do tipo a ser produzido na América Latina (as outras produtoras são norte-americana e inglesa), ganhador de 11 prêmios. O filme tem duração de 80 minutos e foi montado com mais de 600 mil fotos ao longo de cinco anos.

Viagem à Lua

É possível dizer que George Mélies (1861-1938) inaugurou o uso de efeitos especiais no cinema usando o processo de animação em stop motion no inicio do séc XX. As bases para seus filmes eram contos de fadas, contos populares e as sagas de ficção científica de Júlio Verne.

Mélies era um grande mágico ilusionista francês que viu no cinema uma extensão natural de sua arte possibilitando resultados incríveis às suas transformações, metamorfoses e misteriosos truques de desaparecimento. Ele filmava uma imagem, parava a câmera, alterava a imagem, filmava novamente, parava a câmera e alterava de novo a imagem. 

Uma de suas obras-primas é o filme “Viagem à Lua” de 1902, baseado no livro homônimo de Júlio Verne. A matéria da Veja, "Cannes exibe cópia restaurada de ‘Viagem à Lua’, de 1902", disponível em https://veja.abril.com.br/cultura/cannes-exibe-copia-restaurada-de-viagem-a-lua-de-1902/, mostra um pouco a importância do filme da contribuição de Mélies ao cinema.

Depois de "Viagem à Lua", vários de seus filmes tiveram técnicas baseadas na ideia do stop motion.

Um filme que não pode ser esquecido ao tratar de stop motion foi produzido em 1982 pelo jovem artista americano Tim Burton (1958-), que na época trabalhava na Disney. 

Burton resolveu abraçar uma bizarra ideia: fazer um curta de terror em stop motion para crianças! “Vincent” conta a história de um estranho garotinho que sonha ser como o seu ídolo, o famoso artista de filmes de terror Vincent Price. 

O boneco criado por Burton era anguloso, de formato desconfortável, bizarro. O filme foi feito todo em preto e branco com narração do próprio Vincent Price.

Como o filme não podia ser considerado um filme Disney por estar fora dos padrões, não foi devidamente lançado. 

Burton produziu vários filmes live action como “Eduardo mãos de tesoura” (1990), “Marte ataca!” (1996) e “Alice no país das maravilhas” (2010), mas a ideia que tivera na época de “Vincent” ficou e o fez produzir um filme que é referência quando se fala em stop motion “O estranho mundo de Jack” (1993).

A produção do filme “O Estranho Mundo de Jack” reuniu os melhores animadores de stop motion da atualidade. Foi também o primeiro filme stop motion a ser distribuído no mundo todo. 

A construção dos assustadores personagens foi meticulosamente planejada para que eles realmente se parecessem com os rascunhos de Burton. Os sets eram elaborados com grotescas construções criando um mundo surreal, repleto de texturas estranhas. Foram feitos 227 bonecos, incluindo vampiros, fantasmas, lobisomens, múmias e muito mais. Muitos deles com várias cabeças ou faces para serem substituídas durante o processo de animação.

E do mundo do stop motion nasceram os brickfilms! 

Brickfilm

Brickfilm é um filme de animação no qual é utilizada a técnica de stop motion com os blocos Lego, para fazer o cenário, e com os minifigures Lego, para os atores. Muitas dessas animações encontram-se disponíveis no YouTube.

Aproveitando o mercado que prometia, a Lego lançou em 2000 um brinquedo, Lego Studios, com foco na atividade de produção de filmes em suas diversas etapas. Os temas foram criados a partir de uma parceria entre a Lego e produtora Steven Spielberg e permite a construção de cenários com peças Lego para a atuação de minifigures como personagens e figurantes. 

Além das peças, o pacote tem uma câmera digital, um CD-ROM para computador com software de edição e biblioteca de efeitos sonoros, e um manual com dicas e instruções para iniciantes. A franquia foi descontinuada em 2004 com um conjunto Lego Spider Man, porém a Brickfilms.com e os fãs do estilo não desanimaram.

No Brasil, em Paulínia (SP), há uma escola de stop motion que utiliza Lego em seus filmes. Nela, aprende-se a fazer roteiro, animação, caracterização e ambientação dos filmes como numa produtora cinematográfica.

Super dicas

Se você ficou animado, aí vão algumas dicas para fazer seu próprio stop motion!

  • Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.
  • Utilize menos quadros por segundo (fps) que uma produtora oficial. Elas normalmente utilizam 30 fps e fazer isso em stop motion amador dá muuuuuuito trabalho. Tente usar no máximo 12 fps - esse é um bom número!
  • Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final. Experimente várias estruturas para segurar a câmera de modo que seja o mais estável e flexível possível! Isso vai fazer muita diferença na qualidade final da imagem.
  • Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens.
  • Suavidade de movimentação – para tornar mais real sua animação, suavidade nos movimentos é essencial. Isso pode ser incrementado através do efeito desfoque do editor de vídeos.
Atenção à luminosidade – Além de vários materiais alterarem a luminosidade do cenário, a luz do dia também influencia. Se forem filmar em área externa atenção ao ambiente e ao reflexo da luz solar. Se em espaço interno, é possível maior controle, inclusive com lâmpadas

Quer saber qual é o material necessário?

  • Lápis de cor, canetas hidrográficas, giz de cera, papel, massa de modelar, arame, sucata, objetos cotidianos (talheres, panelas, porta retratos), brinquedos, bonecos diversos...
  • Para as fotos você pode precisar de scanner, câmera fotográfica, computador com software para trabalhar com imagens em movimento, como Movie Maker (Microsoft), Muan (Linux) ou similar. 
  • Materiais complementares como mesa de luz, luminárias, lanternas e papel celofane, ou qualquer outro material que possa ser transformado em um modelo interessante ou que possa alterar a luminosidade do seu cenário.

Possíveis problemas com as fotos

A apresentação das fotos é essencial para um bom resultado. Por isso, aí vão algumas dicas:

  • Se a imagens estão ficando muito diferentes é porque a câmera não está fixa. Procure um tripé para apoiar a câmera ou prenda a câmera com fita adesiva numa lata ou caixa cheia de coisas para fazer peso.
  • Se a luz nas fotos não ficar a mesma, tente tirar as fotos sempre na mesma posição, com o mínimo de influência de objetos que se movam entre eles e a câmera. 
  • Se o dia estiver nublado, tente acender as lâmpadas dentro de casa, pois às vezes o sol aparece e muda a luz. Se estiverem ao ar livre, aproveitem um dia de sol e evitem espaços nos quais haverá variação de luz..
  • Se foco estiver instável, tente ver as imagens à medida que estão sendo tiradas. Em muitos aparelhos o foco muda automaticamente adequando-se à imagem. Tentem não deixar nada entre a câmera e o objeto que estão fotografando para não interferir no foco, mesmo que seja um pouquinho de grama, um pedaço do cenário. Qualquer objeto pode interferir, até mesmo uma mosca...
  • O uso de pessoas nas imagens não garante qualidade do stop motion, muito pelo contrário, demanda mais controle de luz, foco, câmera parada.

A ideia é produzir um filme quadro a quadro, posicionando os objetos para depois fazermos ser feita a edição das imagens e do som. Então, capriche nas imagens. Você terá menos trabalho depois!

Existem alguns softwares bem comuns para edição de imagens/vídeos. É provável que os alunos conheçam outros. Compartilhem!

  • Movie Maker (Microsoft);
  • Muan (Linux); 
  • Ipods tem editor gratuito para demonstração (depois tem que pagar);
  • JellyCam (não adiciona som).

Alguns outros editores deixam marca d’água. Avalie com os estudantes essas questões.

Música para nossos ouvidos

O som é muito importante na edição do stop motion. É ele que vai ditar o ritmo do filme. Se é um suspense a música tem um tempo mais marcado, com notas mais graves, se é uma comédia o som é mais fluido com toques de agudos, se é um romance... preciso nem dizer, né? 

Basta lembrar de algumas músicas como a vinheta do filme "Tubarão", a música do filme "Missão impossível",  um trecho da obra "As quatro estações" de Vivaldi...

Além disso, se a ideia for compartilhar os vídeos publicamente, é importante considerar a utilização de sons de trilha branca, sons gratuitos e livres ou sons gratuitos com a marca Creative Communs.

Assim, fiquem atentos aos sons que têm direitos autorais. Se forem publicar no Youtube, por exemplo, evite usá-los.

Experimente um desses sites...

  • http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do (tudo livre e gratuito com programas de rádio e várias músicas clássicas, algumas divertidas como A breeze from Alabama);
  • http://pdsounds.org/ (tudo livre e gratuito);
  • http://openmusicarchive.org/ (tudo livre e gratuito);
  • http://www.get-sounds.com/ (ao que tudo indica todos os arquivos livres e gratuitos);
Lembre-se de que não adianta só ser gratuito, tem que ser livre ou ter a marca CC!

Onde encontrar essas e outras informações

  • Como fazer uma animação em "stop-motion" nas aulas de Arte. Revista Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3592/como-fazer-uma-animacao-em-stop-motion-nas-aulas-de-arte. Acesso em 07/01/2022.
  • Como funciona um set de cinema? Revista Superinteressante. Disponível em https://super.abril.com.br/cultura/como-funciona-um-set-de-cinema/. Acesso em 07/01/2022.
  • Roteiro de cinema. Disponível em http://www.roteirodecinema.com.br/manuais/documentochamadoroteiro.htm Acesso em 07/01/2022.
  • How to make a brickfilm. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Effc2dMmOJE. Acesso em 07/01/2022.

Informações sobre filmes

  • ‘Minhocas’, primeiro longa em stop-motion do Brasil, foi feito com 600 mil fotos. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/12/1388086-primeiro-longa-brasileiro-em-stop-motion-minhocas-foi-feito-com-600-mil-fotos.shtml Acesso em 07/01/2022.
  • Wikipedia. http://pt.wikipedia.org/
  • IMDb. http://www.imdb.com.

 Tomara que tudo isso facilite o processo por aí.

Divirtam-se!!! 

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