sábado, 16 de novembro de 2013

Gerenciar fontes bibliográficas no Word

Uso bastante um recurso do Word do menu Referências que gerencia referências bibliográficas. É uma mão na roda porque à medida que vou precisando usar referências em artigos a maioria está cadastrada e só insiro no arquivo.

Como funciona? 
No menu Referências tem a opção Gerenciar Fonte Bibliográficas. Quando se clica nesta opção, aparece uma janela com duas listas: lista mestra e lista atual. A primeira é armazena e mostra as referências bibliográficas no computador (nunca procurei onde) e a segunda armazena e mostra as referências que estão no seu arquivo.

Para começar a usar o recurso, clique em Nova... escolha o tipo de referência a ser cadastrada (livro, capítulo de livro, artigo, site etc.) e preencha o formulário. Depois de digitar as informações nos campos necessários, clique em OK e pronto. Sua primeira referência está cadastrada na lista mestra e, como foi aberta no arquivo atual, está também na lista atual! Daí, à medida que vai precisando de outras referências, é só ir inserindo e montando o seu banco de referências na lista mestra!

AH! Normalmente não aparecem alguns campos, mas caso queira, por exemplo, inserir número da edição ou o nome/s do/s tradutor/es, tem que clicar na opção Mostrar Todos os Campos de Bibliografia.

Agora, e talvez o mais importante, esse recurso vale muito a pena se a opção Inserir Citação. for usada. Por que? Se cada citação for feita usando somente o recurso Inserir Citação das referências cadastradas, ao final da elaboração do texto tudo o que você usou para fazer as citações estará marcado na lista atual. Ou seja, quando você terminar de digitar seu artigo, não tem que conferir que referência foi citada no texto ou não - as referências citadas estarão todas marcadas na lista atual.

 Como as referências usadas estarão marcadas, basta excluir da lista atual tudo o que não estiver marcado e depois clicar em Bibliografia e clicar em Inserir Bibliografia. Assim, você garante que nas referências bibliográficas dos artigo, TCC, monografia, dissertação, tese ou sei lá o que for, só entraram as referênica que foram citadas no texto. Lindo, né?

Enfim, a postagem é para ajudar quem não sabe sobre o recurso ou como usá-lo e também para compartilhar o arquivo que tenho usado para formatação das referências com as regras da ABNT (esse tipo de formatação, o Word chama de Estilo.

O link para baixar o estilo com o nome do autor completo...
http://www.4shared.com/file/eOngOk1S/ABNT_Author-nome_abreviado.html
O link para baixar o estilo com o nome do autor todo abreviado.
http://www.4shared.com/file/v68-BwJP/ABNT_Author-nome_completo.html

O arquivo do estilo tem que ser colocado dentro de um diretório específico do Windows. Como uso o Windows XP (e usarei enquanto conseguir), os arquivos devem ser salvos dentro do diretório:
C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office12\Bibliography\Style
Nos outros Windows não tenho ideia de onde fica, mas deve ser algo parecido com esse, pois é a ideia de salvar o arquivo como um estilo de formatação de referências dentro do Office, pois vale também para os outros programas do pacote.

Se quiser ter os dois estilos disponíveis, vale também. É só alterar o Estilo, no menu Referências quando for usar com ou sem nome completo.

Sim! Como não fui em quem escreveu o programa (não dou conta disso, mas quem sabe um dia), aí vai o link para quem quiser baixar o original.
http://bibword.codeplex.com/Release/ProjectReleases.aspx?ReleaseId=27212
O arquivo para download é o primeiro: ABNT NBR 6023:2002

AH! Tem só um porém. Até hoje não consegui resolver a parte em destaque do nome do arquivo - por padrão veio negrito e prefiro itálico. Mas se for só por isso, no final, quando faço a revisão final, vou lá e coloco o itálico, afinal, o grosso foi feito. ;)

17 comentários:

  1. muito bom, só acho que deveria ter uma aprofundada em "escolha o tipo de referência a ser cadastrada (livro, capítulo de livro, artigo, site etc.) ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geogebra,
      Valeu a dica! Vou fazer outro tópico.
      Enquanto isso não acontece, se quiser alguma ajuda, email-me.
      Juliana

      Excluir
  2. meu PC travou e reiniciei, quando liguei percebi que perdi a lista mestra. Como faço para recupera-la? por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  3. Olá Anderon,

    Uso o Windows 7 Professional e a minha lista mestra fica nesta pasta: C:\Users\Juliana\AppData\Roaming\Microsoft\Bibliography

    Se não encontrar, penso que, em último caso, você pode resgatar de documentos salvos em que você usou as referências e as mesmas foram salvas em texto. Como texto quero dizer a referência completa ou como citação.

    Dica: Faça um arquivo só de bibliografia com todas as referências salvas em texto. Para o caso de dar algum problema na máquina.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Como faço para importar em qualquer word de qualquer computador que eu abra?

    Desde já agradeço.

    Att.,
    Isabella Moraes (bellacvmoraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabella,

    Para salvar as referências em outro computador, são necessários alguns passos...

    Primeiro que as referências estejam todas em um arquivo.
    Para fazer isto, dentro do gerenciador de fontes bibliográficas, deve passar toda a lista mestra para a lista atual.
    A título de segurança, insiro uma bibliografia. Então o arquivo fica com todas as informações do seu computador.

    Segundo passo, levar o arquivo para outro computador.
    Isso pode ser via qualquer aplicativo de nuvem como Google drive, Dropbox, 4Shared e por aí vai, ou mesmo um pendrive.

    Terceiro passo, com o arquivo aberto, abrir o gerenciador de referências bibliográficas e transferir as que estão na lista atual para a lista mestra - que pode ter algo ou não. Dependerá do usuário do computador.

    Depois disso, suas fontes estarão todas no computador diferente.

    Se quiser usar só uma ou duas fonte bibliográficas, então transfira apenas as que precisar ;)

    Espero que tenha ajudado...

    ResponderExcluir
  6. Isabella,

    Lembrando que tem sempre a opção de escolher as fontes que vai usar. Como penso no prático, copio todas. Não vejo problemas em compartilhar ou deixar em outra máquina os registros que fiz... ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Muito obrigada pela explicação!
    Você ainda tem o arquivo para primeiro nome completo? Esse link já não está disponível. Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!