quarta-feira, 24 de março de 2010

Plano cartesiano e batalha naval

Noutro dia coloquei aqui uma batalha naval circular para ser usada com os alunos, com o intuito deles exercitarem ângulos. Então fiquei pensando, porque não colocar também a batalha naval comum que é uma atividade que tem tudo a ver com plano cartesiano?

É bom deixar que eles entendam a necessidade de padrão quanto à ordem dos números no par ordenado (abscissa e ordenada, x e y, horizontal e vertical) deixando-os jogarem pelo duas vezes, em duplas diferentes, sem orientações quando à ordem dos números. Depois de um tempo, questione sobre como foi o jogo e como foi trocar de dupla. Então, sugira a padronização e explique que isto serve para que todos no mundo possam entender o que quer dizer um par ordenado e o que cada número simboliza.

Daqui, dá pra contar histórias legais de contribuições de todos os povos do mundo na unificação da linguagem matemática, como a conhecemos hoje - indianos, egípcios, babilônicos, etc. - mas daí é uma outra postagem...

(a partir daqui atualizado em 5/6/2014)
Na barra lateral ao lado, abri uma aba com uma pasta "Material de matemática" com várias atividades, textos, imagens, jogos etc. para download no 4Shared! O dessa postagem está com o nome batalha naval - no formato Excel - na subpasta Imagens.
Faça bom proveito!!!

20 comentários:

  1. Adoro essas soluções pedagógicas!!! Aprender tem que ser uma vigem prazerosa com sentido prático, para que haja real apropriação do conhecimento. Parabéns!Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! :)
    Há outras pequenas ideias por aqui vou... Tentarei postar mais algumas. ;)

    ResponderExcluir
  3. http://1.bp.blogspot.com/_MS1ZNWhojsk/S6pWpE78OBI/AAAAAAAAAGg/ebR0wpEtqts/s400/Batalha+Naval.jpg

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!