quinta-feira, 11 de março de 2010

O que é preciso para o planejamento de um Objeto de Aprendizagem?

Quando comecei a analisar e elaborar OA's, a maior dificuldade foi pensar em por onde começar. Então percebi que não há saída, se é para ficar bem feito deveria começar pelo planejamento. Algo estruturado, inicial e básico que pudesse servir para várias situações. Por isto, listei alguns itens que penso serem essenciais:

- definição de conteúdo
- público-alvo
- objetivos claros e organizados
- meio (formato) a ser usado
- previsão de comportamentos
- previsão de erros
- possíveis soluções para os erros
- considerações quanto ao que já existe pronto
- estrutura não linear implicando também em flexibilidade
- abertura para desenvolvimento da autonomia ao longo do processo

Para os OA's interativos, que na minha opinião são mais interessantes, prefiro o esquema pergunta-resposta, com possibilidade de feedback imediato e referências teóricas que deem segurança à estrutura conceitual. As perguntas e respostas não podem ser longas para não ficar muito trabalhoso ou cansativo, e sempre se atendo à idéia de estrutura dinâmica de fácil navegação, mesmo considerando a possibilidade das perguntas serem diretas ou não.

Percebi que tem vários jogos conhecidos, passíveis de adequação ao ambiente virtual:

- Ludo - cada resposta correta anda uma casa.
- Dama - cada vez que come uma peça uma pergunta é feita e a peça só é realmente comida se a resposta estiver correta.
- Associação de respostas - num formato de arrasta e sobrepõe.
- Palavras cruzadas - cada pergunta tem como resposta uma palavra específica no quadro.
- Xadrez - os movimentos das peças são associados a construção da resposta ou cada movimento é um pedaço da pergunta e com a pergunta toda pronta só pode continuar se for dada a resposta correta.

Com exceção da idéia do xadrez, que talvez seja um pouco complexo, todos são estruturalmente previsíveis... Mas também não adianta pensar apenas no momento. Deve-se considerar a possibilidade de viabilizar algo diferente como numa aula interativa ou um momento interativo. Enfim, algo mais a se pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!