quarta-feira, 17 de março de 2010

Avaliação para aprendizagem

Terminei de ler um livro sobre avaliação Virando a escola do avesso por meio da avaliação da prof. Benigna Maria de Freitas Villas Boas. É um livro curto, de fácil leitura, que aborda a questão da avaliação ao longo dos processos escolares - do momento em que o professor enxerga o aluno ao momento da prova com nota.

Há várias idéias e exemplos a respeito de:
- avaliação informal: oral, escrita, em grupo;
- avaliação formativa: ao longo de todo o aprendizado com feedback e utilizando-se de diversos procedimentos;
- autoavaliação: como processo autoavaliativo e não pontual vinculado a nota, possibilitando autoregulação por meio de autocrítica constante (vale ler o capítulo 8 e 9, a partir da pg. 57, há um exemplo de prática autoavaliativa desenvolvida pela própria autora com seus os alunos de graduação);
- prova: no capítulo 11, pg.91, há uma descrição de procedimento de prova muitíssimo interessante - esse vale muito a pena pela maneira como foi aplicado!
- uso de portfólio: memorial das produções dos alunos como forma de "ele pensar sobre si, sobre sua trajetória escolar e sobre suas expectativas" (pg. 82) com sugestões e considerações de compartilhamento com a turma.
- uso de registros reflexivos: reconhecido como diários de sala e colocado por ela como registros por não serem necessariamente diários, mas sim de uso regular e contínuo. Abordam informações sobre o trabalho pedagógico, sobre a aula, a escola e o que acontece, sobre problemas e suas soluções e "hipóteses explicativas", temas de interesse, entre outros (mais detalhes pg.100). Enfim, o que envolver o trabalho do professor.
- uso de relatórios e pareceres: registro de "evidências de aprendizagem do aluno, tomando como referência os objetivos ou capacidades estipulados pela escola" (pg.104).

Como disse Villas Boas, temos que considerar e ponderar a avaliação para aprendizagem e não da aprendizagem.

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