quinta-feira, 6 de março de 2014

Autoestima - pequeno questionário

Autoestima é algo curioso. Por vezes estamos com ela em um "equilíbrio", às vezes ela está alta, às vezes baixa. Como professora, penso muitas vezes no reflexo disso em sala de aula, onde a questão se torna, digamos, tensa. São várias cabeças pensantes, estados de humor, frustrações, alegrias e tristezas, noites bem ou mal dormidas... Enfim, muita gente em um mesmo espaço, a princípio, para compartilhar a troca das mesmas ideias mas com as cabeças em lugares variados.

Remexendo em umas folhas velhas, encontrei um pequeno questionário e lembrei como toda essa celeuma humana por ser conflituosa é engrandecedora, trazendo também uma imensa responsabilidade. Como cada um é cada um (rs...) devemos levar a sério a questão da autoestima.

Foi por isso que decidi compartilhar esse material. Não lembro de onde veio, quem me deu, nem desde quando está guardado, então, tomo a liberdade de compartilhar, mas se o autor aparecer e achar ruim, retiro daqui imediatamente.

A ideia é que cada criança responda um questionário sendo possível tanto avaliar quanto estimular sua autoestima - a que ajuda também numa autoavaliação do professor.

Para cada questão, a criança tem que responder Sempre, Algumas vezes ou Raramente.

1. Sou pontual
2. Sou responsável
3. Sinto muito orgulho de mim
4. Gosto de estudar
5. Sinto-me bem na escola
6. Compartilho meus sentimentos com outras pessoas
7. Gosto de estar com minha família
8. As pessoas responsáveis por mim me entendem
9. Comunico-me com facilidade
10. Sei ouvir os outros
11. Peço ajuda a outros quando estou na pior
12. Sou indeciso ao fazer uma opção
13. Sou uma pessoa frustrada
14. Eu me amo
15. Demonstro carinho pelos outros
16. Controlo minha vida
17. Meus amigos têm influência sobre mim
18. Sou chato, amargo, triste
19. Sinto que meus amigos me querem bem
20. Gosto de me divertir
21. Sinto que meus pais me amam

Mas repare que nem todas as questões têm como resposta ideal Sempre! A 17 é um exemplo.
Penso que é um instrumento bastante útil, principalmente com os menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!