sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mais uma vez perdida nos OA's

Buscando no outro blog, coloco aqui outra postagem sobre OA's:

"Mais uma vez olhei um bocado de OA's. Como sempre, me perco! Tenho que trabalhar bastante minha dispersão para não me atrapalhar. Desta vez fiquei navegando entre Discovery e National Geographic. Ambos tem vários OA's interessantes, mas hoje vou fazer considerações especificamente sobre o que vi no Discovery.

Há OA's disponíveis em quatro seções distintas: game, interação, quiz e quebra-cabeça. O curioso é a quantidade de material com características inadequadas... que arrogância hein?!

- Os quebra-cabeças são todos válidos e ótimos!! Acho que não teria como errar... ou será que sim?!

- Os quizzes tem perguntas realmente bastante específicas o que as torna difíceis, às vezes muito difíceis. Infelizmente, muitos deles estão associados direta e unicamente à história ou geografia dos EUA, o que reduz bastante a usabilidade por pessoas de outros países.

- Os games, particularmente, bem particular mesmo, um desastre... Não testei nenhum que não tivesse algo de estranho - e olha que adoro games! Não são intuitivos e todos dependem de instruções para que façam sentido, algumas longas, outras não. Os games variaram entre ação com cliques para passar telas mediante escolha de um entre dois botões, ou por mais que se faça algo, não se sai do lugar. Os textos são longos e cansativos. Alguns dos games tem acesso limitado por cadastro. Também houve situações em que o game ficou tão sem sentido que reiniciá-lo pareceu facilitar a adaptação aos recursos.

- Quanto às interações, tem umas que são apenas imagens com informações, quase como PPT, e outras parecidas com a que irei detalhar aqui...

http://dsc.discovery.com/discovery-earth-live/#

É um OA muito interessante com informações recentemente atualizadas sobre a biosfera do nosso planeta - lixo nos oceanos, buraco na camada de ozônio, temperatura, correntes marítimas, derretimento das calotas polares, terremotos nas últimas semanas, entre outras.

Pode ser utilizado com alunos do ensino fundamental II e séries finais do ensino fundamental I. Como tem diferentes abordagens, pode ser usado no estudo de ciências naturais (biosfera - fauna e flora), matemática (estatística com focos diversos), geografia (relevo, clima), história (contextos das épocas apresentadas), arte (tema para arte contemporânea), e muito mais... !

Como não poderia ser diferente, as imagens são muito boas. A navegação, diferentemente dos games, é bem intuitiva e simples de usar. Há links direcionados para blog, site ou outra animação disponibilizados na parte inferior de cada assunto selecionado, facilitando o aprofundamento das questões abordadas. Um clique e os links são abertos em outra janela, o que não atrapalha o uso do OA.

Um botão no canto superior esquerdo oferece a possibilidade de pausa da animação, o que apresenta outro visual do material. Aqui sugeriria um botão de captação da imagem para salvar como imagem ou imprimir - apesar de ser possível captar mensagens nos sites indicados nos links.

Como o painel de navegação fica disponível o tempo todo, não há necessidade de botões de navegação pra frente e pra trás. As letras poderiam ser um pouco maiores, ou serem passíveis de aumento - não falo de ampliação da imagem. Além disso, há a possibilidade de prejuízo no uso pelo tamanho do recurso. É muito pesado e demanda conexão banda larga. Não há som na interação, o que poderia ser sanado com uma frase relacionada ao tema ou um efeito de som para indicar mudança de tema.

Enfim, não é um material ruim, de jeito nenhum, mas tem seus entraves."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!