sábado, 17 de setembro de 2011

A escola e a relação entre pais e filhos

Um vídeo que vale muito a pena ser assistido no site Webfilhos é o Relação entre pais e filhos. O vídeo trata do afeto e atenção dados às crianças no primeiro ano de vida! Muito bacana mesmo!

A abordagem do vídeo aqui no blog não é porque está associado diretamente à sala de aula, mas porque acho que as Crianças Terceirizadas, título do livro do entrevistado, têm uma relação diferenciada com a educação formal.

No meu entender, para essas crianças, a escola é um espaço onde há atenção e disposição para estabelecimento de relações e por isso extravasam suas necessidades afetivas em sala de aula. E não é difícil observar isso... Quantos de nós professores não tivemos de lidar e continuamos lidando com crianças altamente carentes? E há quanto tempo isso tem sido percebido? Crianças que nos contam as coisas mais comuns, ou mesmo estranhas, esperando que possamos ser mais do que professores, esperando que possamos ser amigos, pais e mães.

Professores não são amigos, são professores. Agem intencionalmente em prol da história, do conhecimento, e, para isso, criam intencionalmente laços de cumplicidade em prol do aprendizado. Amigo é outra coisa!


Para se ter uma ideia do quanto as crianças têm sido negligenciadas, o Dr. José Martins Filho traz no vídeo alguns exemplos que partem o coração... Uma criança de cinco anos que diz que sai com os pais no final de semana; no "sábado para o shopping e no domingo para o mercado"!?!?!

São crianças que crescem e não sabem conversar, não entendem o ponto de vista alheio e por isso não entendem a contrariedade, não compreendem e por isso não se dispõem a ver o resto do mundo, não sabem o que é compartilhamento. A tristeza é que os pais que valorizam mais uma carreira, o consumo e o mercado, uma imagem a ser mantida, do que o humano que está ali e é muito mais carente! Ou será que nós adultos somos infantilizadamente carentes? E por isso incapazes de compreender os pequenos?
(Lembrei de um comentário dizendo que os filmes para adultos são tão estúpidos que os filmes para crianças os aprazem...rs... Ou será que nós adultos é que somos infantilizados?)

Enquanto assistia o vídeo, fiquei pensando que tem uma discussão na psicanálise de que o autismo está associado à falta de atenção da mãe nos primeiros meses de vida, isso porque o primeiro "outro" reconhecido pela criança é a mãe, é quem amamenta... O primeiro contato com o outro é o seio materno. Daí o autista não "reconhecer" o outro... Não sei da validade, nunca li, mas conversei sobre o assunto com quem estuda psicanálise e autismo. É algo a se pensar...

Mas nada disso justifica ausência do pai, muito pelo contrário. A importância de se sentir amado não depende de uma pessoa, mas do primeiro grupo no qual a criança se vê inserida: o grupo familiar. Se o grupo é coeso, tenta manter o equilíbrio, é assim que a criança crescerá, caso contrário...

Enfim, afeto na infância é uma discussão que dá pano pra manga...

Segue o vídeo para que cada um tire suas conclusões...

Relação entre pais e filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!