quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ensino superior no Ministério da Ciencia e Tecnologia?

Realmente era só o que faltava... Está rolando no Senado um projeto de lei que transfere a atribuição do ensino superior para Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com a matéria do Estadão, o senador Cristovam Buarque, autor do projeto de lei, aponta dois argumentos (pelo menos é o que está na nota):
- "Hoje, 70% do que a União investe em educação vai para o ensino superior. Com um ministro cuidando apenas da educação básica, isso vai mudar."
- os alunos do ensino superior se mobilizam mais do que os do ensino básico

Acho que dessa vez ele pisou na bola... Alguns dos motivos:
Com alteração de ministério, fica explicita a valorização do desenvolvimento científico na área de ciências tecnológicas, ou seja, alimenta-se o mercado dos subprodutos tecnológicos. E neste caso, o que será do desenvolvimento das ciências humanas e sociais aplicadas?

Além disso, saindo a educação superior, é claro que os recursos diminuem... Em quanto? Neste caso, pode haver a justificativa de redução drástica tendo em vista que o ensino superior tinha custos altos.

Mais um outro ponto a se considerar é o que há de recursos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de modo a assumir o ensino superior... E volto a questionar, o que será das ciências humanas e sociais aplicadas? Só falta dizer que os cursos da área de saúde serão agora vinculados ao Ministério da Saúde...

Ah! E ainda, o Estadão foi bastante tendencioso... A comissão não retirou a responsabilidade do MEC em relação ao ensino superior... Na verdade, há uma tentativa de fazer isso!!!

Enfim, os argumentos não são fortes o suficiente e há muito a ser questionando, principalmente porque avançam para um desmantelamento da pesquisa pela pesquisa, desvinculada de interesses privados e muito menos do capital.

As notas que saíram no Estadão:
- Para senador, divisão do MEC fortaleceria ensino básico
- Comissão do Senado retira do MEC responsabilidade pelo ensino superior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!