terça-feira, 6 de setembro de 2011

Onde dormem as crianças?

Adoro fotografia... Acho que falam por mil palavras... Tanto em relação ao subjetivo, quanto em relação ao racional. O tempo tem um outro formato, assim como a imagem...

E, exatamente por isso, achei interessante compartilhar o link do livro Where Children Sleep de James Mollison.

Como não poderia ser diferente, as imagens são lindas e mostram muitas realidades... As cores, as sombras as perspectivas, os olhares das crianças, suas roupas... Tudo compõem uma amostra dos locais onde essas crianças dormem, algo como uma volta ao mundo... Mas nada comparado à perspectiva do filme Home de Yann Arthus-Bertrand (2009) e que é realmente uma volta ao mundo - aliás, que não assistiu esse filme, vale muitíssimo a pena!!! É lindo e de trilha sonora igualmente linda, somado a uma sacudidela em nossos egos e nessa nossa visão obliterada de consumo. Tirou-me lágrimas... Mas, essa é outra história...

Voltando às fotografias... Apesar das belas fotos e o incomodo do que representam - a marginalidade expressa por meio dos locais onde as crianças dorme - fica também a dúvida do que o autor realmente queria.

É fato que uma volta ao mudo daria muito mais imagens e seria muito oneroso. Entretanto, de 56 (acho) crianças mostradas, 6 são brasileiras, das quais 1 de tribo indígena no Amazonas, 5 das favelas e ruas do Rio de Janeiro. Nada animador, claro! Será que é uma visão unilateral, simplista? Se fosse para buscar os regionalismos porque não olhar também para uma comunidade quilombola ou um acampamento do MST. São realidades que compõe o Brasil. Além do que, se não me engano, as comunidade indígenas ainda têm o hábito de dormir em redes, o que não foi mostrado na imagem.

Fora isso, o texto que acompanha a imagem é notadamente capitalista. A comunidade tem apenas um carro! E qual é o problema?? Existem outras formas de se locomoverem! Fala sério!! O que não foi dito é que a comunidade se entende muito melhor do quem mora, como eu em um condomínio com 96 apartamentos.

Enfim, não podemos esquecer que existem outras perspectivas, outras cidades e outros países, aliás, cujo mundo de fantasia não é absoluto e muito menos ideal!

O link do livro para que cada um tenha a sua opinião!
http://issuu.com/chrisboot/docs/where_children_sleep_by_james_mollison

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!