quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais um pouco de cultura...

Depois do vídeo da postagem anterior fiquei pensando nessa dita normalidade... Para se ter uma ideia de como estamos entranhados com esses valores e por muitas vezes não prestamos atenção em coisas simples e que não são verdade, busquei uma historinha da Mônica que recebi noutro dia de uma amiga que elogiou o material: Uma história que precisa ter fim.

Os quadrinhos, voltados para criança, tratam do acesso a drogas e como deve ser evitado. Entretanto, enquanto lia a historia fiquei pensando na quantidade de informação estranha no material: usuários de drogas sempre usando óculos escuros (!?!?) e ladrões; a primeira droga utilizada é na maioria das vezes cola de sapateiro; falsos amigos, vendedores, são mais velhos, não tem face e usam sobretudo (?!?!); o colega usuário chega oferecendo; e vendedores são estranhos que nos oferecem algo gratuitamente na rua. Por favor, isso não existe! Não conheço uma pessoa que tenha usado drogas oferecida por um estranho!

A questão aqui é que por mais que eu esteja me atendo a detalhes, são essas informações que as crianças veem e assimilam, e no caso de um conhecido, amigo, gente boa oferecer algo não sabemos o que fazer. Muito menos se a cena se tornar recorrente. A realidade que eu conheço não é a apresentada pela historinha...

Sempre penso que esse tipo de informação, via história em quadrinhos, não propicia qualquer critica por parte da criança. O que está sendo apresentado, ela vai adotar como verdade e no caso da realidade não se apresentar dessa maneira, a criança não saberá o que fazer.

Talvez esse tipo de quadrinho, possa mesmo ser utilizado com intuito educativo, mas deve ter uma boa conversa complementar mostrando que as coisas não são sempre assim!

Enfim, apesar de ter recebido a historinha por email em pdf, não consegui colocar no 4shared -  não dá acesso ao download por causa dos direitos autorais. Então, coloquei as duas primeiras páginas abaixo e o link para quem quiser ver tudo no site: http://www.monica.com.br/institut/drogas/pag1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!