quinta-feira, 1 de abril de 2010

The Garden (2008)

Ontem assisti The Garden (2008). Uma lição de vida emocionante! Fazia tempo que não chorava ao assistir um documentário. Recomendo a todos que tenham o mínimo de interesse em saber como as comunidades locais podem acabar com a violência de maneira pacífica, mesmo considerando as influências econômico-políticas na desvalorização do conceito de envolvimento comunitário.

Sinopse: Ao longo de três dias em abril de 1992, uma série de motins na parte sul de Los Angeles em protesto contra a absolvição de quatro policiais acusados de espancar um motorista negro, resultam em 53 mortos, mais de 4000 feridos e um bilhão de dólares de prejuízos locais. A população, na busca da superação do trauma e diminuição da violência, cria o Jardim Comunitário. É uma oportunidade de cultivar sua própria comida em 14 acres de área, dividida entre aproximadamente 350 famílias. Mas... como no mundo capitalista nada é o que parece, os interesses econômicos e políticos emergem em contraste com os reais interesses e necessidades da comunidade.

Arrisco até me lembrar de Theodor Adorno em Educação e Emancipação e daí puxar mais um agravante para a história do Jardim Comunitário:
Delírios coletivos, como o anti-semitismo, confirmam a patologia daquele indivíduo que revela não encontrar-se psiquicamente à altura do mundo e se refugia num fantasioso reino interior.

O grupo South Central Farmers se manteve e tem um site. Vale checar!

Download via Torrent, legendado em português.

Trailer
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!