sexta-feira, 11 de março de 2011

O aprender a aprender na escola do futuro

De um tempo pra cá sempre que vejo a expressão "aprender a aprender" fico pensando se as pessoas sabem do que estão falando. Isto porque depois de ter trabalhado um tempo numa empresa privada que promovia, vendia, acompanhava e coordenava projetos tecnológicos para escolas (pedagógicos ou não daí é uma outra história), tendo como mote tão famosa expressão, a sensação de estar sendo enganada foi crescendo cada dia mais.

Não é muito difícil encontrar artigos, de natureza variada, criticando a abordagem do relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, e publicado no Brasil com o título Educação: Um Tesouro a Descobrir.

O relatório decididamente explora a natural inconstância escolar e suas constantes crises (como real reflexo econômico e sócio-histórico), de forma a mobilizar os professores para que cada um trate do seu, responsabilizando-os pela sua própria "produção" e consequentemente levando os alunos a adotar a mesma postura de individualização e imediatismo.

O aprender a aprender reforça o indivíduo por ele mesmo, responsabilizando cada um por suas dificuldades e ainda impõe o aprendizado como uma necessidade imediata e recorrente... Estranho, pois só sobrevivemos porque aprendemos todos os dias...

Assim, aprender a aprender pode ser comparado a um aprender mais rápido mediante técnicas... Mas para quem isso é vantajoso? Poxa... porque temos que fazer tudo a "toque de caixa"? O ritmo individual deveria ser respeitado e tratado na coletividade respeitosamente. Se há alguém mais lento ou rápido, com um aprendizado linear ou não, incutir uma perspectiva como esta, não traz nada de agradável, mas sim uma obrigatoriedade na qual o desejo de saber, enquanto pulsão, é ignorado. Ou seja, não me interessa o que você quer, você tem que aprender para trabalhar e me dar lucros... Você deve ser eficiente e eficaz a todo tempo!

E aí, é claro, entra a mecanização no ensino, a transformação do aprendizado em técnicas, assim como o trabalho do professor, de maneira a garantir a continuidade do aprendizado mesmo fora da escola. Apostilas, OA's, ou o que quer que seja, para facilitar o aprendizado o mais rápido possível! Distanciamento entre professor e aluno é mais uma consequência....

Enfim, algo a se pensar mais um pouco...

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