sexta-feira, 31 de julho de 2009

Strawberry fields and marmalade

Andei aprontando na cozinha!

Não sou uma marinheira de primeira viagem, mas confesso que também não estou naquela fileira de chefs neuróticas e neuróticos, que vieram de vale-brinde nos programas de TV a cabo.

Minha baguncinha é totalmente experimental, caótica e sambão. Desenvolvi uma receita básica, olhômetro (não me perguntem quantidade, ela vem de epifanias) mesmo. O importante: morangos maduros, bem vermelhos, suco de limão para reagir quimicamente com o açúcar mascavo, canela e cravo...

Simples: basta lavar os morangos (e pedir muito ao Universo para que o nível de agrotóxicos não passe para a receita, pois, como sabem, o morango divide com o tomate o posto de top 10 em acúmulo de resíduos) e extrair os cabos, cortar em pedaços pequenos e colocar em uma panela de fundo generoso, própria para mexer bem com a colher de pau.

Daí, o açúçar (prefiro o mascavo porque é menos degradante ao organismo), que deverá seguir a proporção de 1:1, ou seja, a mesma quantidade em volume de morangos para a de açúcar. O segredo do "azedim"? Dois limões em cima da mistura e "coloque para dormir", ali mesmo, no fogão, descansando. No dia seguinte, cozinhe a mistura em fogo baixo, sempre mexendo, até desprender da panela.

Não precisa ficar muito consistente, pois, depois, na geladeira, endurecerá.

Grand finale...Cravo e canela, pois são conservantes naturais. Lembre-se, essa geléia não leva venenos e, portanto, deve ser apreciada rapidamente!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!