terça-feira, 18 de agosto de 2015

Simetria...

Tem um tempão que não posto por aqui. Maior parte das vezes acabo postando no blog das atividades que desenvolvo na escola em que trabalho. http://eductecnologica-sigma.blogspot.com.br/

Nem por isso fico sem vontade de postar algo por aqui. E exatamente por isso, aproveitando o ensejo, vale compartilhar experiências relacionadas ao conceito e tipos de simetria assim como o resultado de uma das atividades desenvolvidas com minhas turmas.

Como trabalho com introdução a robótica e utilizamos o EV3 pra construir robôs e etc, o tema simetria acaba aparecendo com frequência nas conversas que tenho com os grupos, sempre com o intuito de tornar as construções que os grupos fazem mais agradáveis visualmente.

Foi então que revirando uns livros aqui em casa, encontrei um paradidático que tem um exercício sobre simetria utilizando recorte de folhas quadradas de modo a fazer pequenos modelos que lembram flocos de neve, às vezes lembrando também fractais. Buscando mais uma ideias, lembrei que o uso de espelhos e caleidoscópios também auxiliam na compreensão dos diferentes tipos de simetria.

Resultado do levantamento? Dois arquivos totalmente disponíveis para compartilhamento via 4shared! Uma apresentação com várias imagens para tratar dos tipos de simetria http://www.4shared.com/file/7Bax2xENce/Simetria_-_Fund_II.html, e mais algumas ideias para exercícios de simetria usando recortes que fiz na época da graduação em 1994, mas ainda são totalmente válidos! http://www.4shared.com/office/PswPCLJoba/Simetria.html

Não usei a apresentação em todas as turmas do fund II. Achei que ficaria um tanto enfadonho para os mais novos. Mostrei para os 8ºs e 9ºs e rimos bastante com as figuras humanas. Com os 6ºs fiz as dobraduras com recortes e estou pensando em fazermos caleidoscópios com os 7ºs anos que até agora não fizeram nenhum experimento diferente... Apesar de se divertirem um monte!

O importante era apresentar os diferentes tipos de simetria (por rotação, reflexão e translação) e atentar para a simetria nas construções.

Dos recortes com os 6ºs anos surgiram figuras lindas que colei nas janelas da sala de aula! Fora que alguns levaram embora o que fizeram...


 Na semana que vem farei o exercício dos recortes com os 7ºs anos. Se entendem bem o conceito de simetria e percebem onde são as dobras que irão formar os eixos de simetria, os recortes ficam lindos. Ainda mais que temos várias folhas quadradas em amarelo, rosa e verde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!