sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

GT 38 - Etnografia e Culturas Escolares no Mundo Ibero-Latino-Americano

Grupo de Trabalho "Etnografia e Culturas Escolares no Mundo Ibero-Latino-Americano", cujas atividades ocorrerão durante IX Reunião de Antropologia do Mercosul.

Local: Curitiba
Data: 10 a 13 de julho de 2011.
Prazo final para o envio de resumos: 03 de março de 2011.

-----

Na antropologia, questões que dizem respeito às formas de produção, transmissão e distribuição do conhecimento, nas diversas sociedades e culturas tem-se mostrado uma constante em seu debate. 

Longe de configurar algo novo, como nos aponta Gusmão, o diálogo entre a antropologia e a educação remonta ao próprio debate do culturalismo americano, iniciado por Boas, mas continuado por autores como Mead e Benedict. 

Buscamos aqui alargar o debate entre estes dois campos, destacando o universo escolar como objeto antropológico, bem como a etnografia como possibilidade metodológica para o este universo.

Pensar a educação (e a escola de modo particular), como universo de práticas, representações, fricção interétnica, etc, é trazer à tona a necessidade de lançar um olhar antropológico sobre tal realidade.
Abrimos, assim, a possibilidade para os mais diversos diálogos possíveis entre estes dois campos, destacando o caráter polifônico desta articulação.

Sandra Tosta (PUC-MG)
Ricardo Vieira (IPL – Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!