sábado, 21 de maio de 2011

Notas que vi hoje...

Depois de voltar do EDIPE em Goiânia, mais do que nunca vejo o quanto não podemos desconsiderar que qualquer ação em prol da educação, considerando considerar os múltiplos aspectos que a definem - políticas, economia, contexto social, histórico, cultural, regional, de sistema de ensino, de cultura escolar, pessoal e emocional, de infra-estrutura, por aí vai...

Então, olhando na web um monte de coisas encontrei três links para compartilhar e que valem, e muito, serem lidos/ vistos!

O primeiro: o conjunto CFESS-CRESS, a ABEPSS e a ENESSO lançou uma campanha nacional sobre a formação em Serviço Social à distância. Simplesmente simples e brilhante! Remete a uma proposta de aligeiramento da formação na área, da melhor maneira possível: Youtube e link de escolhas que levam a outros vídeos e opções! Regada de ironias, a campanha, critica o padrão EAD que está posto e que precisa urgentemente ser modificado! E nesse aspecto, posso, de carteirinha, dizer que ainda temos muito tutorial sendo usado como curso, e muito curso sendo levado nas coxas. Sem desmerecer, é claro, a existência de cursos nos quais os professores realmente se ocupam da aproximação com o aluno e o conteúdo, com a construção coletiva e a produção de conhecimento que merecem o devido reconhecimento.

O link para cutucar? www.educacaofastfood.com.br. O vídeo da campanha? Abaixo...



O segundo link a compartilhar é o depoimento da professora Amanda Gurgel. A prof. apresenta os números que correspondem a seu salário e questiona os deputados, em audiência pública, como é que funciona eles acreditarem que ela pode mudar o mundo, transformar a sociedade com um salário como aquele, entre outras coisas! rs... Muito 10!!! http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA



Por fim, o link para o blog do Luiz Araújo. Nele há várias considerações a respeito das políticas públicas brasileiras. Especificamente, o que me chamou foram os comentários a respeito da análise feita pela Federação Nacional das Escolas Particulares a respeito do PNE 2011-2020. Muito interessante... Só faltou mesmo o documento resultado da análise para enriquecer a discussão!
http://rluizaraujo.blogspot.com/2011/04/mec-abriu-as-portas-do-inferno.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!