segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que é riqueza?

Num processo de amadurecimento e reconhecimento de si mesmo, faz-se necessária a negação do núcleo no qual crescemos, familiar ou não - para me descobrir, primeiro tenho que me negar - niilismo biosocial? rs... É um processo muito interessante, basta lembrarmos de nós mesmos enquanto adolescentes; sendo que nem todos saem ou querem sair da adolescência. É um estar em processo de descobrimento respaldado pela imaturidade e dependência - emocional, psicológica, economica, política, social,... Reconhecer nossa própria essência e assumi-la é dificil. Por isto as pessoas mais velhas me deixam curiosa. Sempre me pergunto: será que fulano se reconhece no mundo? Sabe qual é o seu espaço, seu "nicho", como diria Popper? Será que amadureceu obrigado ou não?

O que me leva a minha avó... Ela tem parte importante na minha criação e não apenas por isto a respeito. Aprendi a vê-la como uma mulher que lutou e amadureceu obrigada. Bem darwinista mesmo. Lei do mais forte. Não interessa quantos filhos ela teve que criar, mas sim como ela teve que lidar com tudo isso.

Noutro dia ela estava em minha casa e ao abrir o primeiro livro que viu, tentou lidar com a pergunta "O que é riqueza?" (Imaterial do André Gorz). Eu sou rica - foi a resposta. Você também é - disse pra mim. E continuou: Mas a sua riqueza veio antes da minha, eu tive que lutar muito; a sua veio diferente, suas preocupações são outras.

O especial disso não foi ela expor porque as minhas preocupações são diferentes das dela, o que ela nem fez, mas lembrar dos sentimentos que a levaram a reconhecer o que significa estar rica. Não no aspecto economico, mas sim sobre as impressões da vida.

Lindo isso! Ela sabe o lugar dela! Ela se reconhece no mundo! Ela sabe qual é o nicho ao qual pertence... pelo menos é o que parece.

Vó, eu te amo! Você sabe o seu lugar e quero estar perto!

Um comentário:

  1. Audrey,

    A verdadeira riqueza está em nossas raízes, fortes e bem estruturadas, que possibilitam que seu tronco, galhos e frutos cresçam sadios em abundância! Linda a sua avó! Amei... Beijos!

    )O( Rowena

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!