segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Confraternização no final do ano... ou não!

Neste ano a greve da UnB nos deixou de recesso em setembro... Bom! Adoro recessos fora de época. Pena que estou sem grana pra viajar... Contenções em prol de certas opções para encaminhar a vida. Mas o legal é que mesmo com esse pequeno percalço, desvio de calendário em 60 dias, e consequentemente uma desestimulada grande no nosso ânimo para estudos, em algumas turmas/ disciplinas tivemos confraternização...

A ideia foi bem bacana, mas também é preciso ressaltar que e só foi possível por que a maneira como a turma se relacionou ao longo do semestre propiciou certos diálogos e interações. E levando em consideração que o tipo de organização disciplinar na UnB não promove maior integração entre os alunos, posso até dizer que foi também uma surpresa. Esse esquema de cada aluno um montar seu próprio horário e por isto não encontrar sempre com todo mundo pode afastar, mas também pode viabilizar interação com uma quantidade mais diversificada de pessoas... mesmo no mestrado.

Numa turma, chegamos a trocar de presentes... feitos por nós mesmos! É isso mesmo! Demais!! Totalmente maneiro! Ao decidirmos que iríamos fazermos aquele sorteio onde o sorteado pode escolher qualquer presente retirado anteriormente ou um ainda não escolhido, alguém (eu...rs...) sugeriu que seria diferente e ecologicamente correto trocarmos presentes feitos por nós mesmos, reciclados ou não, e que não fosse comprados. Como não sou habilidosa, fiz um porta treco para colocar em cima da mesa com sobras de caixa de papelão, encapado com jornal e cola branca e com algumas florzinhas de jornal pintadas de roxo. Deu pro gasto.


Agora minhas colegas... Caixas de madeira pintadas, uma delas recheada de roscas doces (essa era da Claudinha, mineira!), porta joias de tecido super prático para levar em viagem, caderno de anotação ecológico, boneca de pano (lindinha demais!), bijus (brincos, colares e pulseiras), cd com as aulas gravadas, porta joias de bambu, bonecas de palha, cachecol de trico, e por aí vai... Pena que não tirei foto de tudo...

Ou seja, nada como termos espaço para exercitar a nossa criatividade.

Então fiquei pensando: o que será que os alunos mais novos, a moçadinha faria? Sei que a disposição deles é diferente, mas valendo poesia, cd com músicas ou fotos ou vídeos, pintura, escultura, música, etc, ou seja, tem que ser algo em que se gaste um tempo, um pouco de nós mesmos... Sei lá. Achei muito bacana, e o resultado foi lindo. Se alguém se animar pra fazer com a moçadinha, conte aí... Adoraria fazer isso com crianças!

Aliás, vou propor para o amigo oculto de final de ano na família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!