Ás vezes me pego pensando no espaço necessário e serviços essenciais para podermos nos alimentar e viver, com vias a uma comunidade auto-sustentável. Serviço de saúde pública, fornecimento de energia e água potável, área para plantio... Então me lembrei de anotações que fiz num encontro de educação matemática há anos atrás sobre o necessário para cada pessoa viver e que pode ser usado com seus alunos em um exercício simples de conscientização do impacto ambiental que causamos usando conhecimentos sobre medidas de área, capacidade e operações básicas. Eis o que encontrei:
- 60m² para residir;
- 40m² para trabalhar;
- 50m² para edifícios públicos e práticas desportivas;
- 90m² para tráfego
- 4000m² para produção de seu alimento, em média;
- acrescidos de 200 litros de água para alimentação e higiene, em média por dia.
Pela quantidade grande de água proposta, vale pesquisar com os alunos onde usamos água e quanto gastamos cada vez que usamos: descargas, pias para lavar as mãos e escovar dentes, pia para lavar louça, tanque para lavar roupa (ou máquina) e o banho (esqueci algo?!).
Também dá para ponderar o espaço gasto com tráfego, como ele é usado e por quê; para que são necessários espaços para edifícios públicos.
Faça o exercício: qual o impacto ambiental da construção de um condomínio para 1000 famílias (1000 casas) e quanto isso representa em pessoas, área verde desmatada, saneamento, transporte, destino do lixo e por aí vai...
Ou seja, com esses dados, é possível discutir a questão ambiental durante algumas aulas e trabalhar com eles individual ou com discussões em grupo para apresentarem os resultados para a turma ou ainda deixar que eles decidam como querem trabalhar as questões. Também dá para estender o tema à questão geográfica e de clima e dá para trabalhar seminários interdisciplinares.
Nossa... É possível fazer um monte de atividades. Tudo vai depender de como você e seus alunos irão lidar com o tema! Tente não levar a atividade pronta, experimente discutir com eles como querem estudar...
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