
Com imagens divertidas e questionadoras, o livro de leitura simples e agradável, mostra claramente o universo escolar e como a sociedade interage com a escola.
A leitura despretensiosa passeia por todos os responsáveis por uma escola de qualidade e se atem a um sistema reprodutor de demanda por alunos que se mantenham na cada classe social à qual pertencem. Brilhante! O ensino não é do professor, a escola não é do aluno, a escola é de todos! A responsabilidade é dividida entre todos que da escola participam: o professor que reproduz o sistema por uma má formação ou falta de qualificação e reflexão; dos pais que não participam das decisões na escola ou no país ou não exigem espaço de participação; da escola por assumir o padrão que lhe e imposto sem se preocupar em mudar ou adequar à real função da escola que é oportunizar ensino igual para todos; do Estado que não investe e viabiliza distorções promovendo insegurança enquanto promove o estado neoliberal.
Uau... É a manutenção da perspectiva de organização do trabalho pedagógico num perfil taylorista, com tendencias ao toyotismo, com abertura ao mercado privado e responsabilização do professor ou mecanismos de controle que põe a baixo a imagem da escola pública e consequentemente todos que por ela passam!
Injusto!
Enfim, vale muito a pena ler o livro. E como li em pdf, disponibilizei no 4Shared - é só clicar aqui.
Boa leitura!
Esse é um dos melhores livros que já li quando era criança, obrigada por disponibilizá-lo!
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ResponderExcluireu faço o curso de pedagogia e ja usei este livro cm fundamentação teórica o tem era " A evasão escolar: uma visão a partir das lutas de classes", ele foi de fundamental importancia neste trabalho, recomendo.
ResponderExcluir