quinta-feira, 1 de julho de 2010

Conteúdos apostilados...

Conteúdos apostilados nas escolas públicas parecem ser uma tendência absurda para os próximos anos.

Os argumentos apresentados para a adoção são em alguns momentos muito bem alimentados pela mídia e, em outros esparsos, apresentados a partir de uma contraposição de pontos positivos e negativos; mas em todos os casos, sem aprofundar na discussão. Basta checar as notícias...

03abr10 - http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u715773.shtml
29jun10 - http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u758763.shtml
29jun10 - http://www1.folha.uol.com.br/saber/758840-uso-de-apostilas-melhora-nota-de-alunos-de-escolas-publicas-de-sp.shtml
29jun10 - http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/06/29/uso-de-apostilas-melhora-resultado-de-alunos-paulistas-na-prova-brasil-diz-pesquisa-917009891.asp
30jun10 - http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/usar+apostilas+e+colocar+curativo+em+problema+diz+mec/n1237687539886.html

Muito triste isso... E como fico totalmente indignada, busco do artigo Abordagens contemporâneas de ensino/aprendizagem e a centralidade do conteúdo nos currículos de Ozerina Victor de Oliveira, apresentado no 9º ANPED Centro-Oeste em 2008, uma citação que justifica a necessidade de não focarmos o ensino/aprendizagem apenas nos conteúdos (o que não é isto que as apostilas propõe):

(...) a centralidade do conteúdo disciplinar se torna inadequada até ao mais desprezível dos propósitos dos mercado capitalista. (...) [pois] dos mais críticos aos conservadores, todos estão convencidos de que o conhecimento não progride em etapas ordenadas; de que a aprendizagem está para o desenvolvimento de funções ou estruturas mentais complexas e não para memorizar informações ou conteúdos; de que ensino/ aprendizagem é um processo e ocorre de modo indissociável tanto no que diz respeito a uma lógica interna, quanto no que se refere ao mundo.

É... temos que ter muita paciência e sabedoria para lidar com o que estão fazendo com a escola e o profissional docente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!