quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dever de casa: sim ou não?

Depois de meses na caixa de entrada de e-mails, decidi ler o artigo sobre dever de casa e... surpresa! O artigo é BOM!

http://m.noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2012/04/08/pais-se-declaram-em-greve-contra-a-licao-de-casa-dos-filhos-na-franca.htm

Como todo artigo que se prese, há um tanto de política, um tanto de opinião de leigos e especialistas. No caso, há ainda opinião de pais, mas, como foi avisado no final do próprio email  donde li o artigo, também não sem ter sido percebido, faltou a opinião dos atingidos diretamente pelo dever de casa: os estudantes.

Tá, tudo bem... Também não tem lá muita coisa sobre os professores dos pequenos, mas só de pensar que não tem a opinião de quem pratica o dever de casa, é algo para deixar qualquer um de antena ligada.

Como disse, o artigo não é ruim de jeito nenhum! Traz discussão e pontos de vista diferentes e muitíssimo bem vindos! É a busca do dissenso qualificado (como gosto dessa expressão!). Entretanto (tinha que ter) e curiosamente, li o artigo após enveredar por umas leituras falando sobre o desenvolvimento moral e ético das crianças, das questões associadas à constante ocupação das crianças com diversas atividades extra-escolares e cessão dos pais em relação às vontades infantis - algo nada bom para alimentar a auto-organização, disciplina e autonomia das crianças.

Fato: crianças devem brincar! É uma maneira de exercitarem a criatividade, socializarem, resolverem conflitos em suas brincadeiras, estabelecerem regras democraticamente e segui-las, e por aí vai. E se esses são alguns dos retornos esperados pelos deveres de casa, então não precisam levar nada para casa, é natural fazê-los. Além disso, as crianças, as pequeninas, simplesmente não dão conta de fazerem as tarefas sozinhas - e isso as torna dependentes de leitores (intérpretes) e orientadores (corretores).

Contudo, se os deveres de casa podem ser algo um tanto inconvenientes, pais, mães, filhos e filhas podem muito bem se envolver com os gibis, as cruzadinhas e livros, visitar museus e ir a teatro, conversar sobre meio ambiente, tecnologia e tudo o mais que possa instigar o conhecimento - não há nada mais lindo do que ver crianças procurando livros para ler, papeis para desenhar e colorir, perguntas sendo feitas, argumentos sendo construídos.

Enfim, isso tudo me deu muito o que maquinar... Dever de casa é legal! Lembro o quanto me ajudavam quando estava no ensino médio (antigo 2º grau). Só que não foi sempre assim...

Então fica a pergunta? Que tanto de dever de casa e a partir de qual idade ele é bem vindo?

Cá entre nós, não sei bem se foram os deveres de casa ao longo dos anos que me ajudaram a ter disciplina para estudar. Ainda hoje, o que conta é muito mais a vontade de conseguir fazer algo que me motiva a ter tal disciplina.